Meditar é somente “estar presente no momento presente”. Reconhecer seu ritmo interno, sua morada, aceitando tudo o que vier de modo a tornar-se um observador de si mesmo.

O Yoga Kamla Studio oferece aos seus alunos aulas onde se aprende, através de algumas técnicas bem simples, a reconhecer e alcançar o estado de meditação.

A meta da meditação é o “esvaziamento” da mente ou a “atenção relaxada”.

A tradição do Yoga entende que no limiar desse estágio estabelece-se contato com o verdadeiro ser que nos habita, ou seja, a nossa essência. Nesta perspectiva, contrasta com a ênfase tanto do sistema educacional quanto do social, orientados para a mente e respectivas representações, principalmente aquelas que fazemos de nós mesmos, de cada um de nós.

São inúmeros e palpáveis os benefícios da meditação. Além da melhora nas desordens relacionadas ao stress tais como insônia, depressão, fadiga, ansiedade e angústia, sua prática implica em expansão da criatividade, e, por consequência, do prazer de viver.

A proposta é o desapego e a superação consciente de limites da sensibilidade e do intelecto – um resgate do Ser Natural que nos habita. Maior amplitude de percepção, despertar de uma consciência renovada e paz interior (nada a ver com passividade) são os resultados.

 

Aula individual 

Através do trabalho recorrente com diferentes técnicas de concentração o praticante será conduzido ao estado de meditação. Neste trabalho, ele incorporará gradativamente os instrumentos para seu desenvolvimento pessoal.

Ao menos uma vez por semana, duas vezes seria o recomendado, ele encontra no espaço e no ambiente do estúdio as melhores condições para esta prática.

Aula em grupo

É especialmente vívida a prática da meditação em grupo. Os que têm maior dificuldade de concentração são muito beneficiados pela energia derivada de um grupo de praticantes e, assim, estimula os respectivos processos individuais. São notáveis os benefícios que a sinergia produzida pela concentração dos praticantes proporciona ao estado de meditação.

Yoganidrá

É uma técnica de indução a um profundo relaxamento. Nidrá quer dizer “sono”. Trata-se de uma meditação conduzida onde o praticante torna-se consciente do processo em estado de sono profundo. Prática esta, que reduz o stress e a ansiedade. É possível realizá-la em grupo ou individualmente.

 

Meditação Ativa

A atenção na ação é o princípio básico da Meditação Ativa. Implica trazer a qualidade da presença à ação – o corpo físico como suporte fundamental. Para o corpo enrijecido, sobrecarregado de tensões e memórias, são as meditações dinâmicas um caminho indicado para liberar resistências e repressões introjetadas e/ou somatizadas.

Pranayama

Prana é a energia vital do corpo, Ayama é a expansão dessa energia. Portanto, Pranayama é a expansão da bioenergia no corpo humano através de movimentos respiratórios conscientes e estruturados.

O Yoga Kamla Studio promove uma vez por mês uma aula de Pranayama seguida de uma sessão de Yoganidrá. Esta prática é conduzida pela Professora Anna Beatriz Cattoni.

Temos também práticas de Yoga, Yoga para gestantes e um programa de Yoga com crianças